Conhecimento

O que é um divisor resistivo de tensão?


O divisor resistivo de tensão é um circuito simples, porém muito útil em projetos eletrônicos. Como é de se esperar, ele divide a tensão de entrada, tendo na sua saída uma tensão menor que a da entrada. O circuito é bem simples mesmo, composto de apenas dois resistores, veja a figura abaixo:

Circuito de divisor resistivo

Dedução da Fórmula do Divisor Resistivo de Tensão

A fórmula do divisor resistivo de tensão todo mundo conhece, mas nem todo mundo sabe de onde ela vem, e é importante saber fazer deduções de fórmula e análise de circuitos, pois nem sempre você vai ter como consultar isso, e as vezes vai que você inventa um circuito? Aí não tem como consultar mesmo, né? 😉

Primeiro vamos calcular a corrente que circula pela única malha do circuito, ela depende apenas dos resistores e da fonte, o medidor de tensão é ideal e tem resistência infinita, logo não entra no cálculo:

(1)   \begin{equation*} I = \frac{V_1}{R_1+R_2}\end{equation*}



Agora, vamos calcular a tensão em cima do resistor R2, já que essa é exatamente a tensão de saída:

(2)   \begin{equation*} V_s = V_{R_2} = I \times R_2\end{equation*}



Substituindo (1) em (2), temos:

(3)   \begin{equation*} V_s =( \frac{V_1}{R_1+R_2} ) \times R_2 = V_1 \frac{R_2}{R_1+R_2}\end{equation*}



A equação (3) é a fórmula que todos nós conhecemos para divisores resistivos. Analisando, é possível ver que a tensão de saída não tem como ser maior que a de entrada, pois  a parcela \frac{R_2}{R_1+R_2} sempre será menor que 1.

Aplicações dos Divisores Resistivos

Os divisores resistivos são usados em muitas aplicações, irei citar algumas delas:

  • Adequação de sinais de entrada em conversores analógico digitais: Os conversores AD, hoje normalmente internos aos microcontroladores, só suportam na entrada tensões da faixa de alimentação do próprio microcontrolador, que normalmente é de 5V ou 3,3V. Se você precisa medir um sinal com níveis maiores, irá precisar passar por um divisor resistivo antes.

  • Volume em equipamentos de áudio: O controle de volume feito por potenciômetros é na verdade um divisor resistivo variável. O próprio potenciômetro faz o papel dos dois resistores, e a resistência deles varia conforme o eixo é girado, fazendo dividir por um número maior ou menor, diminuindo ou aumentando o volume.

  • Referências de tensão: Circuitos de fontes e reguladores de tensão normalmente usam divisores resistivos na parte de feedback de tensão, e o ajuste dos valores dos resistores influencia na tensão de saída. Um detalhamento disso fica para outro post. 😉


Os divisores resistivos de tensão são circuitos primitivos, e são muito simples, mas isso não tira sua importância e relevância, um dia você ainda vai precisar deles nos seus circuitos. 🙂

Autor


Avatar

Matheus Ryndack

Apaixonado por eletrônica desde que nasceu, e fez dela um hobby e uma profissão. Já trabalhou com projetos eletrônicos em várias áreas. Hoje gerencia a loja Ryndack Componentes, mas ainda continua com seu amor pela arte de juntar componentes e fazer algo funcional.